Ser disponivel?

Sejam bem-vindos ao blog disponibilidade, aqui veremos fatos interessantes e pouco falandos, vamos dizer um lado um pouco mais sério da Is Kalixxto, espero que gostem.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Na Mente de um Suicida.


O que leva uma pessoa ao suicídio?
Suicídio é um ato de coragem ou covardia?
Será que a morte é o fim de uma vida ou o começo de outra?
Há um perdão para uma pessoa suicida?
São questões que uma vez na vida cada um de nós se perguntou, que normalmente muitos custam a comentar, é um assunto polêmico e de diversas opiniões.

Nunca conheci um suicida e nem ao menos sou uma mas fico imaginando o que leva uma pessoa a cometer tal ato e o que ela deve estar passando para querer tirar a própria vida. Até consigo entender o ponto de vista deles, o desespero é tamanho que a vida perde seu sentido, que as cores se tornam cinza e que o perfume não mais existe. Não os critico mas também não os apoio, pois a chance de viver é mais do que um presente, é uma dádiva. É a nossa dádiva.

Há situações em nossa vida que a saída para o pesadelo parece não existir. Não é fácil lutar, correr atrás e as vezes o caminho mais curto é a desistência, sabe, não precisar mais tentar. Não sabemos o que há do outro lado mas um suicida procura o alívio, a paz, a serenidade, procura tudo que não achou nessa vida, mas temos que levar em conta que pode não existir tudo isso após a morte. Pode ser simplesmente um sono eterno sem sonhos, ou o inferno ou até mesmo o céu, acreditem no que quiserem, mas o fato é que tirar a própria vida não é a melhor forma de resolver os problemas, na verdade é uma forma de fugir deles.
Isso mesmo, a mesma forma que uma pessoa foge da vida através do alcool ou através de qualquer tipo de jogo é a mesma forma de um suicida fugir de seus problemas, a única diferença é que um bêbado ou lunático por jogos tem a chance de fazer diferente a cada dia, já com um suicida o processo uma vez feito é irrevercível.

Acho que antes de qualquer um julgar uma pessoa que tentou suicído (ou que tentou e conseguiu) devemos primeiro analisar o que esta pessoa estava passando para achar que o fim de sua vida seria seu alívio eterno. Sabemos que nenhum problema justifica tal ato, mas temos que levar em consideração de que cada um de nós se conhece o suficiente para saber até aonde vai seu limite e quando ele está sendo ultrapassado. Talvez esta pessoa estivesse em seu limite e que a loucura estivesse lhe dominando, o medo, a solidão, a pressão de todos a levaram ao desespero incondicional e sem nenhum apoio ou uma palavra de aconchego, esta pessoa pensasse que estivesse sozinha e com certeza ela estava sem forças alguma pra lutar já que uma vez sua vida já não tivesse mas aquele valor, pelomenos o valor que ela não conseguia enxergar. E então eu lhe digo meu amigo que nestas condições qualquer um por mais religioso que fosse tenho certeza de que a propósta de uma vida sem mais sofrimentos lhe parecesse ser bem convidativa.


Por isto tudo e mais um pouco, irei tentar responder ao meu ponto de vista tais questões citadas no começo desta postagem:

1. O que leva uma pessoa ao suicídio?

R: O desespero.


2. O suicídio é um ato de coragem ou covardia?


R: Precisa-se de muito coragem para querer tirar a própria vida, contudo seria um ato de covardia dar um fim nos problemas dando um fim a vida.


3. Será que a morte é o fim de uma vida ou o começo de outra?


R: Difícil responder esta, já que uma vez dito ninguém sabe como é o outro lado.


4. Há um perdão para uma pessoa suicida?


R: De acordo com a Bíblia, não. Uma vez que desiste de sua vida, não merece pertencer ao Reino dos Céus.


Espero que tenha sido uma leitura reflexiva e lembrem-se sempre desta frase (caso queira se matar ou não): "Morrer é fácil, viver que é difícil, mas vale sempre a pena acordar todos os dias e ter uma nova chance de tentar e fazer diferente".

Pois eu sei e você também sabe que tem tudo pra ser feliz, não desista de si mesma, pois eu nunca desistiria de você. :)


ASS: Com todo carinho e muito respeito para com todos, Kalixxto.


9 comentários:

  1. Infelizmente são coisas que acontecem com algumas pessoas que as vezes não conseguem "lutar" contra seus problemas, a questão é que essa não é uma pratica a ser feita. Por isso caso venhamos a conhecer alguém que tenha ideia de cometer tal ato devemos a todo custo tentar convence-la do contrario.

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente amei esse seu blog "Is" , e o que eu mais adorei foi na mente de um suicida , o jeito que você comentou sobre o assunto , que você desenvolveu a sua idéia , foi fantástica , e eu imagino que o suicidio também pode ser provocado pela depressão .
    De uma fã distante : P. Santana

    ResponderExcluir
  3. sinto me abandonado e triste
    foi bom ler o teu blog

    ResponderExcluir
  4. Achei show de bola a sua reflexão. E gostei das respostas que deu as perguntas criticas. Concordo com vc, cada um de nós tem novas chances e oportunidades a cada vez que abrimos os olhos, então, se matar é ser covarde, se entregar, abrir mão dessas chances.
    Dê uma olhada no meu blog se der e leia a poesia "Sui e Ted" tem haver com esse tema, mas ao ler a poesia, por favor, não pense que sou suicida. rsrs XD poesia é poesia. Bjos, voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
  5. Julgar é muito fácil quando não estamos passando pelo que leva um suicida cometer tal ato contra sua própria vida. Provavelmente não tenha sido uma decisão fácil para quem ja cometeu suicidio, porém talvez parecesse a única saída para seus problemas, e que talvez este ato pudesse ter sido impedido com o apoio de amigos, familia, namorado... Recentemente passei (ainda estou em tratamento) por um problema que me abateu muito,abalou minha auto estima e me tirou a vontade de viver. Por várias vezes pensei em cometer suicidio, ainda penso ás vezes, mas consigo me controlar. Quando estava prestes a consumar o fato, vinheram as palavras certas na hora certa, meu noivo conversou comigo de uma forma que me tocou, até pq ele não sabia nada do que estava acontecendo comigo, simplesmente notou uma mudança em meu comportamento, não tinha mais alegria... Auguns minutos de conversa salvaram minha vida, além de me fazerem entender que eu sou importante e que tenho que lutar para superar esses fantasmas, e estou conseguindo, estou em tratamento a 1 mes e já estou muuuuito melhor, descobri que vou ser tia, era um sonho, e isso está me animando muito. Foi um presente na hora certa!!! Por isso, não julgue, não é fraqueza, é desespero.
    A.S.R

    ResponderExcluir
  6. LEMBREM-SE: Poucos minutos que vc acha que está perdendo conversando com alguém podem salvar a vida dessa pessoa!!!
    A.S.R 24 anos

    ResponderExcluir
  7. estou praticamente sosinho estou com o veneno nas minhas maos desde ja agradeço o enorme apoio e educaçao conturbada que a minha familia me deu agradeço por ter uma professao tao bela de pintor artistico plastico e digital agradeço pela minha minha timides e solidao agradeço pela fauta que faz um amigo confiavel agradeço por nao ter uma companheira carinhosa e amavel ao meu lado agradeço por que dentro de min tem uma pessoa maravilhosa mas que nao tem nenhum valor agradeço poque pelo menos nestes momentos finais alguem vai ler alguma coisa que escrevi e por final agradeço a deus por ter me dado uma vida mas porem tao cheia de sacrificios que a gente chega ao estremo de tomar essas decisoes nao sei o que a la mas sera sem sombra de duvida um novo e totalmente inedito tipo de vida se e que ela existe boa sorte pra quem fica paea nao terem a mesma sorte que eu adeus........

    ResponderExcluir
  8. triste é a vida de um suicida tentei me recuperar de muitas angústias mais não consegui então posto aqui minhas ultimas palavras até um dia amor morro simplismente pq vc se foi e não sei mais viver sem ti!!! te amo!

    ResponderExcluir
  9. estou proxima demais pra recuar ...
    com certeza farei pat dessa estatistika suicidahh talaves uma questão de horas me separah da linha q divida a vida e a morte...

    ResponderExcluir